Vejamos as contribuições retiradas do relatório da UNESCO acerca desse
pilar:
“Este domínio da aprendizagem consiste num dos maiores desafios para
os educadores, pois atua no campo das atitudes e valores. Cai neste campo o
combate ao conflito, ao preconceito, às rivalidades milenares ou diárias. Se
aposta na educação como veículo de paz, tolerância e compreensão; mas como
fazê-lo?”
O relatório para UNESCO não oferece receitas, mas avança uma proposta
baseada em dois princípios: “primeiro a “descoberta progressiva do outro” pois,
sendo o desconhecido a grande fonte de preconceitos, o conhecimento real e
profundo da diversidade humana combate diretamente este “desconhecido”. Depois
e sempre, a participação em projetos comuns que surge como veículo preferencial
na diluição de atritos e na descoberta de pontos comuns entre povos, pois, se
analisarmos a História Humana, constataremos que o Homem tende a temer o
desconhecido e a aceitar o semelhante. Hoje em dia os alunos tem que respeitar
os professores como eles são respeitados em casa assim deve ser a manifestação
do aluno.”
Hoje em dia, a educação apresenta alguns desafios, entre as quais
podemos citar:
*A violência: além do ensino, precisamos lidar com personalidades
diversas, alunos com as mais variadas histórias e oriundos de educação familiar
que muitas vezes é precária. Indivíduos acostumados com agressão, insultos e
desavenças. E observamos que em dias de desumanização, é uma tarefa árdua
pregar o respeito. Através da educação baseada no amor e no respeito, devemos
vencer esse desafio. Devemos ressaltar a importância da moral e da ética e
acelerar a busca para retomar o respeito.
*Potencial de autodestruição: choca-nos os números acerca dos
problemas emocionais provocados por frustrações e não realização de desejos,
que muitas vezes resultam em dor, fatalidades e suicídios. Em função dessa
crescente realidade, devemos considerar esses números e desenvolver métodos
para fortalecer o aluno no que diz respeito às situações que lhe serão desfavoráveis,
fazê-lo ser capaz de lidar com as adversidades da vida.
* Concorrência econômica, competitividade e sucesso individual: com a
exaltação do capital e com a sociedade em freqüente “queda de braço” para que
vença o melhor, sobressai-se a vontade de crescer, em detrimento do valor do
ser humano. Torna-se mais valoroso ser bem sucedido acima de tudo, inclusive
acima do amor para com o próximo. Esse é outro desafio a ser vencido com a
educação de amor e respeito.
Os efeitos de uma realidade lotada de desamor, desrespeito,
desumanização e desavenças são:
*Supervalorização das suas qualidades e do grupo ao qual se pertence;
*Tensão entre mais favorecidos e os pobres;
*Exacerbação das rivalidades históricas.
Solucionar esses problemas sociais é um grande desafio e cremos que
para vencê-los devemos promover o contato entre os diferentes grupos em um
contexto igualitário com objetivos e projetos comuns desde os primeiros anos de
vida ajudando a criança a adotar a perspectiva do outro.
A MISSÃO DA ESCOLA E
DA SOCIEDADE
A missão da escola e da sociedade é iniciar as crianças e jovens em projetos de cooperação através de
atividades desportivas, culturais e sociais o que pode promover a aprendizagem
de métodos de resolução de conflitos e constituir uma referência para a vida do
aluno. As organizações educativas e associações devem dar continuidade aos
trabalhos iniciados pela escola.
“O objetivo da educação não é somente conhecimentos, mas criar um
espírito para toda a vida, onde ensinar é viver em transformações consigo
próprio e com os outros” Jacques Delors (1998). Como afirma Delors, a educação é uma responsabilidade que vai
além da sala de aula. A educação implica em capacitar, orientar, formar,
preparar, amar e respeitar.
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