Este é o primeiro pilar. Ele incentiva-nos a despertar no aluno a
vontade de aprender, o desejo em buscar conhecimento. Nos incita e encoraja a
sempre motivar o aluno, porque considera que a motivação é muito importante
para o aprendizado.
O relatório da UNESCO contribui com as seguintes informações:
“Esta aprendizagem refere-se à aquisição dos “instrumentos do
conhecimento”.
Debruça-se sobre o raciocínio lógico, compreensão, dedução, memória,
ou seja, sobre os processos cognitivos por excelência. Contudo, deve existir a
preocupação de despertar no estudante, não só estes processos em si, como o
desejo de desenvolvê-los, a vontade de aprender, de querer saber mais e melhor.
O ideal será sempre que a educação seja encarada, não apenas como um meio para
um fim, mas também como um fim por si. Esta motivação pode apenas ser
despertada por educadores competentes, sensíveis às necessidades, dificuldades
e idiossincrasias dos estudantes, capazes de lhes apresentarem metodologias
adequadas, ilustradoras das matérias em estudos e facilitadoras da retenção e
compreensão das mesmas.
Pretende-se despertar em cada
aluno a sede de conhecimento, a capacidade de aprender cada vez melhor,
ajudando-os a desenvolver as armas e dispositivos intelectuais e cognitivos que
lhes permitam construir as suas próprias opiniões e o seu próprio pensamento
crítico.
Em vista a este objetivo, sugere-se o incentivo, não apenas do
pensamento dedutivo, como também do intuitivo, porque, se é importante ensinar
o “espírito” e método científicos ao estudante, não é menos importante
ensiná-lo a lidar com a sua intuição, de modo a que possa chegar às suas
próprias conclusões e aventurar-se sozinho pelos domínios do saber e do
desconhecido.”
“ Pretende-se despertar em cada aluno a sede do conhecimento, a
capacidade de aprender cada vez melhor, ajudando-os a desenvolver armas e
dispositivos intelectuais e cognitivos que lhe permitam construir as suas
próprias opiniões e seu próprio pensamento.” (Texto sobre Aprender a Conhecer,
extraído do Portal do MEC)
Nenhum comentário:
Postar um comentário