Esse pilar aborda a educação de valores e de
atitudes.
Contempla o desenvolvimento global do INDIVÍDUO
(dentro e fora do contexto escolar)
Trata-se da educação do indivíduo, onde a escola
contribui e a presença da família tem papel fundamental/imprescindível nessa
formação.
Engloba a formação do ser humano em todas as
dimensões: espírito e corpo, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade
pessoal e espiritualidade (contexto que atualmente é desconsiderado por
muitos).
Segundo a UNESCO, esse pilar é indissociável dos
demais:
“Este tipo de aprendizagem depende diretamente dos
outros três. Considera-se que a Educação deve ter como finalidade o
desenvolvimento total do indivíduo “espírito e corpo, sensibilidade, sentido
estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade”.
À semelhança do aprender a viver com os outros,
fala-se aqui da educação de valores e atitudes, mas já não direcionados para a
vida em sociedade em particular, mas concretamente para o desenvolvimento
individual.
Pretende-se formar indivíduos autônomos,
intelectualmente ativos e independentes, capazes de estabelecer relações
interpessoais, de comunicarem e evoluírem permanentemente, de intervirem de
forma consciente e proativa na sociedade.”
Busca formar o indivíduo cultivando suas
potencialidades, preparando-o para o convívio na sociedade, capacitando-o para
enfrentar DE MANEIRA ÍNTEGRA as adversidades da vida, tornando-o apto a servir
ao próximo e a ajudar a solucionar os problemas que a humanidade enfrenta.
REFLEXÃO:
Educar para formar valores e desenvolver atitudes é
também um grande desafio da atualidade. Enquanto homens, educadores, família e
cidadãos devemos refletir que em tempos de despersonalização, de concorrência
desumana e de desumanização, somos desafiados a retomar valores, ética e moral.
Trata-se de recomeçar. Voltar ao tempo do amor puro, simples, verdadeiro. É
papel de todos valorizar as pessoas, importar-se com o outro, ajudar.
VÍDEO
O vídeo abaixo fala da importância da
postura de quem fala e da importância do olhar. Enquanto educadores, devemos
ter atenção quanto a esses aspectos. As formas de falar e de olhar podem encorajar
e ajudar, mas também podem provocar frustrações e traumas. Para exemplificar,
Rubem recita um poema de Cecília Meireles com duas entonações: uma que não
promove emoção e uma outra suave, emocionante e agradável de ouvir. A voz e a
sua entonação são importantes para que uma mensagem seja transmitida sem
resultar em desinteresse ou frustração. Por exemplo, podemos considerar o
momento de correção, onde o professor pode intervir de maneira positiva
utilizando uma postura correta e voltada para contribuir como crescimento do
aluno. O autor e escritor trás também que o olhar pode incitar ou amedrontar e
aborda a importância da contextualização, da inserção do aluno nos temas
abordados.
Os pilares propostos pela Unesco
são ricas orientações acerca de como devemos nos comportar para obter sucesso
no nosso principal foco: a educação de pessoas. E o vídeo de Alves trás uma
contribuição com exemplos de como, enquanto professores/educadores, podemos ter
êxito nessa tarefa usando a postura adequada.
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