31 de mar. de 2013

Aprender a viver juntos, aprender a viver com os outros


Vejamos as contribuições retiradas do relatório da UNESCO acerca desse pilar:

“Este domínio da aprendizagem consiste num dos maiores desafios para os educadores, pois atua no campo das atitudes e valores. Cai neste campo o combate ao conflito, ao preconceito, às rivalidades milenares ou diárias. Se aposta na educação como veículo de paz, tolerância e compreensão; mas como fazê-lo?”

O relatório para UNESCO não oferece receitas, mas avança uma proposta baseada em dois princípios: “primeiro a “descoberta progressiva do outro” pois, sendo o desconhecido a grande fonte de preconceitos, o conhecimento real e profundo da diversidade humana combate diretamente este “desconhecido”. Depois e sempre, a participação em projetos comuns que surge como veículo preferencial na diluição de atritos e na descoberta de pontos comuns entre povos, pois, se analisarmos a História Humana, constataremos que o Homem tende a temer o desconhecido e a aceitar o semelhante. Hoje em dia os alunos tem que respeitar os professores como eles são respeitados em casa assim deve ser a manifestação do aluno.”



Hoje em dia, a educação apresenta alguns desafios, entre as quais podemos citar:

*A violência: além do ensino, precisamos lidar com personalidades diversas, alunos com as mais variadas histórias e oriundos de educação familiar que muitas vezes é precária. Indivíduos acostumados com agressão, insultos e desavenças. E observamos que em dias de desumanização, é uma tarefa árdua pregar o respeito. Através da educação baseada no amor e no respeito, devemos vencer esse desafio. Devemos ressaltar a importância da moral e da ética e acelerar a busca para retomar o respeito.



*Potencial de autodestruição: choca-nos os números acerca dos problemas emocionais provocados por frustrações e não realização de desejos, que muitas vezes resultam em dor, fatalidades e suicídios. Em função dessa crescente realidade, devemos considerar esses números e desenvolver métodos para fortalecer o aluno no que diz respeito às situações que lhe serão desfavoráveis, fazê-lo ser capaz de lidar com as adversidades da vida.

* Concorrência econômica, competitividade e sucesso individual: com a exaltação do capital e com a sociedade em freqüente “queda de braço” para que vença o melhor, sobressai-se a vontade de crescer, em detrimento do valor do ser humano. Torna-se mais valoroso ser bem sucedido acima de tudo, inclusive acima do amor para com o próximo. Esse é outro desafio a ser vencido com a educação de amor e respeito.






Os efeitos de uma realidade lotada de desamor, desrespeito, desumanização e desavenças são:

*Supervalorização das suas qualidades e do grupo ao qual se pertence;
*Tensão entre mais favorecidos e os pobres;
*Exacerbação das rivalidades históricas.




Solucionar esses problemas sociais é um grande desafio e cremos que para vencê-los devemos promover o contato entre os diferentes grupos em um contexto igualitário com objetivos e projetos comuns desde os primeiros anos de vida ajudando a criança a adotar a perspectiva do outro.



A MISSÃO DA ESCOLA E DA SOCIEDADE



A missão da escola e da sociedade é iniciar as crianças e jovens em projetos de cooperação através de atividades desportivas, culturais e sociais o que pode promover a aprendizagem de métodos de resolução de conflitos e constituir uma referência para a vida do aluno. As organizações educativas e associações devem dar continuidade aos trabalhos iniciados pela escola.

“O objetivo da educação não é somente conhecimentos, mas criar um espírito para toda a vida, onde ensinar é viver em transformações consigo próprio e com os outros” Jacques Delors (1998). Como afirma Delors,  a educação é uma responsabilidade que vai além da sala de aula. A educação implica em capacitar, orientar, formar, preparar, amar e respeitar.








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