31 de mar. de 2013

Aprender a ser


Esse pilar aborda a educação de valores e de atitudes.
Contempla o desenvolvimento global do INDIVÍDUO (dentro e fora do contexto escolar)
Trata-se da educação do indivíduo, onde a escola contribui e a presença da família tem papel fundamental/imprescindível nessa formação.
Engloba a formação do ser humano em todas as dimensões: espírito e corpo, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal e espiritualidade (contexto que atualmente é desconsiderado por muitos).

Segundo a UNESCO, esse pilar é indissociável dos demais:

“Este tipo de aprendizagem depende diretamente dos outros três. Considera-se que a Educação deve ter como finalidade o desenvolvimento total do indivíduo “espírito e corpo, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade”.
À semelhança do aprender a viver com os outros, fala-se aqui da educação de valores e atitudes, mas já não direcionados para a vida em sociedade em particular, mas concretamente para o desenvolvimento individual.
Pretende-se formar indivíduos autônomos, intelectualmente ativos e independentes, capazes de estabelecer relações interpessoais, de comunicarem e evoluírem permanentemente, de intervirem de forma consciente e proativa na sociedade.”

Busca formar o indivíduo cultivando suas potencialidades, preparando-o para o convívio na sociedade, capacitando-o para enfrentar DE MANEIRA ÍNTEGRA as adversidades da vida, tornando-o apto a servir ao próximo e a ajudar a solucionar os problemas que a humanidade enfrenta.


REFLEXÃO:

Educar para formar valores e desenvolver atitudes é também um grande desafio da atualidade. Enquanto homens, educadores, família e cidadãos devemos refletir que em tempos de despersonalização, de concorrência desumana e de desumanização, somos desafiados a retomar valores, ética e moral. Trata-se de recomeçar. Voltar ao tempo do amor puro, simples, verdadeiro. É papel de todos valorizar as pessoas, importar-se com o outro, ajudar.  



VÍDEO


O vídeo abaixo fala da importância da postura de quem fala e da importância do olhar. Enquanto educadores, devemos ter atenção quanto a esses aspectos. As formas de falar e de olhar podem encorajar e ajudar, mas também podem provocar frustrações e traumas. Para exemplificar, Rubem recita um poema de Cecília Meireles com duas entonações: uma que não promove emoção e uma outra suave, emocionante e agradável de ouvir. A voz e a sua entonação são importantes para que uma mensagem seja transmitida sem resultar em desinteresse ou frustração. Por exemplo, podemos considerar o momento de correção, onde o professor pode intervir de maneira positiva utilizando uma postura correta e voltada para contribuir como crescimento do aluno. O autor e escritor trás também que o olhar pode incitar ou amedrontar e aborda a importância da contextualização, da inserção do aluno nos temas abordados.

Os pilares propostos pela Unesco são ricas orientações acerca de como devemos nos comportar para obter sucesso no nosso principal foco: a educação de pessoas. E o vídeo de Alves trás uma contribuição com exemplos de como, enquanto professores/educadores, podemos ter êxito nessa tarefa usando a postura adequada.






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