Apresentamos abaixo o plano de aula apresentado a UFBA, conforme solicitação da Profª Carla Danúbia, da Disciplina matemática para o Ensino Fundamental. As atividades sugeridas e a avaliação podem ser verificadas detalhadamente nos posts deste blog.
Escola de Aplicação Lápis de Cor
Docentes:
Ariane da Silva Carvalho,Camila Ribeiro, Gabriela Soares, Lili Silva e Silva,
Maria D’Ajuda Oliveira Costa, Mariana Bauer, Suzernagle Nascimento Bento,
Viviane Anjos.
Série:
3º ano do Ensino Fundamental Data: 10/03/2013
Objetivos:
Objetivos Gerais:
Identificar as formas
geométricas no dia a dia, percebendo a simetria em objetos que fazem parte do
mundo da criança.
Objetivos Específicos
- Conceituar que simetria é a relação
que existe entre duas partes iguais (imagens, números…)
- Reconhecer
as diferentes formas geométricas das figuras planas: (triângulo, quadrado,
retângulo, círculo)
- Relacionar
como as figuras planas formam as figuras sólidas: (cone, cubo, paralelepípedo
e cilindro)
- Demonstrar
como a simetria e as figuras geométricas se insere no dia a dia do aluno.
Conteúdo
Formas geométricas e
Simetria.
Procedimentos Metodológicos
1º momento
Apresentar o conceito de
simetria, através do espelho e da imagem, para que o aluno encontre elementos
simétricos a partir de objetos usados em seu dia a dia.
2º momento
Introdução e contexto Histórico
da Geometria.
3º momento
Apresentação das formas
geométrica através da poesia Rimas sobre as Formas Geométricas (Anexo I),
com auxílio de cartazes confeccionados em cartolinas coloridas.
4º momento
Apresentar através de slides
e material concreto as figuras sólidas, relacionando-as com figuras planas.
5º momento
Atividade lúdica envolvendo figuras geométricas,
utilizando o livro “As Três Partes” do autor Edson Luiz Kozminski.
1.Os alunos dividiram em 05 equipes, em seguida,
receberam folhas A4, contendo início, meio e fim da história (Anexo II)
2. Cada equipe criará
figuras solicitadas no papel A4.
3. Para finalizar, as equipes farão uma exposição das
figuras encontradas e a professora concluirá a História.
Avaliação
A avaliação deverá ser feita
através da participação do aluno, interesse, assiduidade, socialização, de
acordo com as atividades propostas em sala de aula pelo professor.
Referências Bibliográficas:
ISOLANI, Cecília Maria
Martins; SIEDEL, Cláudia Miriam Tosatto.
Matemática Phttp://educacaodeinfancia.com/rimas-sobre-as-formas-
http://fronteirasulemdiscurso.blogspot.com.br/2010/12/plano-de-aula-08-simetria-na-natureza.html
Acessado em: 23/02/2013.
http://geometricas/rojeto
Alternativo. São Paulo: Editora do Brasil, 1991.
http://trocandoideiaspedag.blogspot.com.br/2011/01/historia-as-tres-partes.html.
Acessado em 10/03/2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário