Tema: Reta Numérica
Público Alvo: 2º ano do Ensino Fundamental
A Atividade proposta elaborada, é uma espécie de jogo, com a
intenção de familiarizar as crianças com a Reta Numérica. Chamamos o jogo de
corrida até o Céu.
MATERIAL NECESSÁRIO
1)Tabuleiro
O tabuleiro, que representa a Reta Numérica, pode ser feito
em Papel, EVA ou pode ser desenhado no chão com giz, conforme Figura 1 e Figura
2. Utilizamos Papel, e a numeração de 0 a 10, mas pode-se ampliar o tamanho da
reta. É importante marcar os pontos com uma régua, para garantir distância
igual entres os pontos consecutivos A e B.
2)Marcadores
Os marcadores são os objetos que
indicarão a localização da equipe no tabuleiro. Utilizamos caixinhas plásticas
(conforme Figura 3), com as indicações A e B, mas podem ser substituídas por
bonequinhos, tampinhas plásticas, etc. O importante é associação do marcador
com a equipe, pois o número de marcadores corresponde ao número de equipes.
3) Dado
Cada face do dado deve conter uma questão que a equipe
deverá responder, relacionando com a reta Numérica, que a ordenará a avançar ou
voltar uma casa no jogo. Utilizamos os seguintes comandos nas faces: +1 (avance
uma casa), +2 (avance duas casas), - 1( volte uma casa), vá para o número antecessor
(volte uma casa), vá para o número sucessor (avance uma casa) e volte para o 0
(ponto de partida e início da Reta Numérica). O dado foi feito com caixas de
remédio e forrado com papel de presente.
A ATIVIDADE
Após a explanação a respeito da
Reta Numérica, e os conceitos de antecessor e sucessor, a turma deverá ser
divida em pequenas equipes (3 a 5 crianças por equipe) a depender do número de
alunos. O Tabuleiro deverá ser colocado no chão, em linha reta. Cada equipe receberá
um marcador com uma cor ou letra , que a representará no jogo. Inicialmente os
marcadores deverão estar localizados no Ponto de Partida do Jogo, e também da
Reta Numérica, o número Zero. Uma equipe inicia jogando o dado, e realizando o
comando solicitado, com a orientação da professora. As equipes vão lançado o
dado em ordem e a equipe cujo marcador chegar primeiro ao Fim da Reta Numérica,
chamado de Céu (Figura 5) e representado pelo número 10 vence o Jogo. O jogo
pode ser repetido várias vezes para assimilação dos conceitos e da noção de que
na reta, o número maior sempre está ao lado direito do menor e o menor ao lado
esquerdo do menor. Caso o professor
deseje, pode desenhar a reta no quadro, e ir pedindo as crianças
individualmente que joguem o dado, marcando no quadro as posições indicadas
pelo dado.
Por:
Ariane Carvalho
Lili Silva
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