31 de mar. de 2013

Plano de Aula


Apresentamos abaixo o plano de aula apresentado a UFBA, conforme solicitação da Profª Carla Danúbia, da Disciplina matemática para o Ensino Fundamental. As atividades sugeridas e a avaliação podem ser verificadas detalhadamente nos posts deste blog.


Escola de Aplicação Lápis de Cor

Docentes: Ariane da Silva Carvalho,Camila Ribeiro, Gabriela Soares, Lili Silva e Silva, Maria D’Ajuda Oliveira Costa, Mariana Bauer, Suzernagle Nascimento Bento, Viviane Anjos.
Série: 3º ano do Ensino Fundamental                               Data: 10/03/2013


Objetivos:
Objetivos Gerais:
Identificar as formas geométricas no dia a dia, percebendo a simetria em objetos que fazem parte do mundo da criança.
Objetivos Específicos
  • Conceituar que simetria é a relação que existe entre duas partes iguais (imagens, números…)
  • Reconhecer as diferentes formas geométricas das figuras planas: (triângulo, quadrado, retângulo, círculo)
  • Relacionar como as figuras planas formam as figuras sólidas: (cone, cubo, paralelepípedo e cilindro)
  • Demonstrar como a simetria e as figuras geométricas se insere no dia a dia do aluno.   
Conteúdo
Formas geométricas e Simetria.
Procedimentos Metodológicos
1º momento
Apresentar o conceito de simetria, através do espelho e da imagem, para que o aluno encontre elementos simétricos a partir de objetos usados em seu dia a dia.

2º momento 
Introdução e contexto Histórico da Geometria.

3º momento
Apresentação das formas geométrica através da poesia Rimas sobre as Formas Geométricas (Anexo I), com auxílio de cartazes confeccionados em cartolinas coloridas.

4º momento
Apresentar através de slides e material concreto as figuras sólidas, relacionando-as com figuras planas.

5º momento
Atividade lúdica envolvendo figuras geométricas, utilizando o livro “As Três Partes” do autor Edson Luiz Kozminski.
1.Os alunos dividiram em 05 equipes, em seguida, receberam folhas A4, contendo início, meio e fim da história (Anexo II)
2. Cada equipe criará  figuras solicitadas no papel A4.
3. Para finalizar, as equipes farão uma exposição das figuras encontradas e a professora concluirá a História.

Avaliação
A avaliação deverá ser feita através da participação do aluno, interesse, assiduidade, socialização, de acordo com as atividades propostas em sala de aula pelo professor.

Referências Bibliográficas:
ISOLANI, Cecília Maria Martins; SIEDEL, Cláudia Miriam Tosatto. Matemática Phttp://educacaodeinfancia.com/rimas-sobre-as-formas-
http://geometricas/rojeto Alternativo. São Paulo: Editora do Brasil, 1991.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Elegant Rose