21 de mar. de 2013

Corrida até o céu!






Tema: Reta Numérica
Público Alvo: 2º ano do Ensino Fundamental
A Atividade proposta elaborada, é uma espécie de jogo, com a intenção de familiarizar as crianças com a Reta Numérica. Chamamos o jogo de corrida até o Céu.

MATERIAL NECESSÁRIO


1)Tabuleiro

O tabuleiro, que representa a Reta Numérica, pode ser feito em Papel, EVA ou pode ser desenhado no chão com giz, conforme Figura 1 e Figura 2. Utilizamos Papel, e a numeração de 0 a 10, mas pode-se ampliar o tamanho da reta. É importante marcar os pontos com uma régua, para garantir distância igual entres os pontos consecutivos A e B.



2)Marcadores

Os marcadores são os objetos que indicarão a localização da equipe no tabuleiro. Utilizamos caixinhas plásticas (conforme Figura 3), com as indicações A e B, mas podem ser substituídas por bonequinhos, tampinhas plásticas, etc. O importante é associação do marcador com a equipe, pois o número de marcadores corresponde ao número de equipes.

3) Dado

Cada face do dado deve conter uma questão que a equipe deverá responder, relacionando com a reta Numérica, que a ordenará a avançar ou voltar uma casa no jogo. Utilizamos os seguintes comandos nas faces: +1 (avance uma casa), +2 (avance duas casas), - 1( volte uma casa), vá para o número antecessor (volte uma casa), vá para o número sucessor (avance uma casa) e volte para o 0 (ponto de partida e início da Reta Numérica). O dado foi feito com caixas de remédio e forrado com papel de presente.




A ATIVIDADE




Após a explanação a respeito da Reta Numérica, e os conceitos de antecessor e sucessor, a turma deverá ser divida em pequenas equipes (3 a 5 crianças por equipe) a depender do número de alunos. O Tabuleiro deverá ser colocado no chão, em linha reta. Cada equipe receberá um marcador com uma cor ou letra , que a representará no jogo. Inicialmente os marcadores deverão estar localizados no Ponto de Partida do Jogo, e também da Reta Numérica, o número Zero. Uma equipe inicia jogando o dado, e realizando o comando solicitado, com a orientação da professora. As equipes vão lançado o dado em ordem e a equipe cujo marcador chegar primeiro ao Fim da Reta Numérica, chamado de Céu (Figura 5) e representado pelo número 10 vence o Jogo. O jogo pode ser repetido várias vezes para assimilação dos conceitos e da noção de que na reta, o número maior sempre está ao lado direito do menor e o menor ao lado esquerdo do menor. Caso  o professor deseje, pode desenhar a reta no quadro, e ir pedindo as crianças individualmente que joguem o dado, marcando no quadro as posições indicadas pelo dado.



Por:
Ariane Carvalho
Lili Silva


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