25 de mar. de 2013

A Reta Numérica - Mais uma sugestão!


Mais uma sugestão para o trabalho com a Reta Numérica:

Aula expositiva, com a participação dos alunos da classe, com o objetivo de completar uma tabela numérica.

Dados da Aula

Com esta aula o aluno poderá aprender:
1. Formular perguntas e hipóteses sobre a escrita numérica, pela identificação da posição ocupada pelos algarismos;
2. Observar a regularidade do sistema de numeração;
3. Reconhecer a sequência numérica crescente;
4. Relatar as diferentes estratégias utilizadas para nomear, ler, escrever, comparar e ordenar números naturais.

Duração das atividades
30 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com os alunos
Conhecer sequência numérica de 1 até 20.

Estratégias e recursos da aula
Atividade: Tente preencher os espaços vazios desta reta com os números disponíveis.
Organize os alunos em grupos de 5 participantes e dê uma tabela numérica para cada grupo. Conte à turma que ela representa uma rua tão grande que as casas precisaram ser numeradas para poderem ser identificados. Mas algumas casas estão passando por reformas e alguns números desapareceram da porta! A tarefa deles é descobri-los. Atenção! As casas em reformam ficam no intervalo entre o 1 e o 20.




O professor prende no quadro uma tabela igual a que foi distribuída aos alunos e tampa algumas casas da tabela.
Depois, coloca na mesa de cada grupo fichas com os números correspondentes aos da tabela, em uma caixa.
Na sua vez de jogar, o aluno pega uma ficha do monte, que deve estar no centro da mesa, coloca na reta identificando o número da casa e explica como pensou, ou seja, sua estratégia para descobrir o número. Se os colegas concordarem com a explicação (se estiver correto), seu grupo ganha os pontos marcados no verso do papel que tampa o os números do professor.
Ganha o jogo que tiver feito o maior número de pontos.

1 ___ ___ ___ ___ 6 ___ ___ ___ 10 ______ 13 ___ ___ ___ ___ ___ ___ 20.

Jogue mais de uma vez com a turma e depois explore a tabela numérica com alguma perguntas:
- Maria tirou o número 5. Dê uma dica para ela saber onde deve colocar o número?
- Ângela estava jogando com Beatriz e conseguiu colocar a ficha de número 15. Quais fichas podem estar próximas à dela?
- Quando estava jogando, Paulo olhou para os números nas casas e disse: “Eu vou colocar o número que é um a mais que 1”. Qual número ele colocou?
Ao final, registre no quadro as estratégias feitas pelos grupos para descobrir os números das casas e depois cada aluno copia no caderno.
Oriente os alunos a observar a regularidade da linha e contar de 1 em 1: identificar o antecessor e o sucessor do número sorteado; contar oralmente .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Elegant Rose